Valos de Oxidação Carroussel®

 

Trata-se de uma solução de engenharia em que, para cada caso, podem ocorrer significativas variações na geometria do tanque, no volume, na potência e no número de aeradores instalados.

 

O Carroussel® compõe-se, basicamente, de um valo de fluxo orbital, constituído por canais contíguos, interligados em suas extremidades, permitindo o escoamento contínuo do líquido em tratamento.

 

Um ou mais aeradores (LSA) de eixo vertical, instalados nas extremidades dos canais (cabeceiras), impulsionam o líquido ao longo do valo, fornecendo o oxigênio necessário ao processo (lodos ativados/aeração prolongada) e mantendo o lodo em suspensão.

 

O circuito apresenta duas zonas de características totalmente diferentes:

  • Zona de mistura completa ou mistura total

  • Zona de fluxo

A zona de mistura completa situa-se sob os aeradores caracterizando-se por um fluxo espiral, que promove uma completa agitação em toda a massa líquida.

 

Além de ocorrer aqui a introdução do oxigênio, origina-se o impulso do líquido por meio dos aeradores; obviamente, esta zona é rica em oxigênio dissolvido.

 

Na zona de fluxo os microorganismos existentes no sistema degradam, por metabolismo aeróbio, a matéria orgânica contida no afluente, transformando-a em compostos mais simples (CO2, H2O, NH3 ou NO3, etc.).

 

Nessa zona, ocorrerá a exaustão do oxigênio dissolvido, proporcionando condições favoráveis à desnitrificação.

 

A desnitrificação consiste, resumidamente, na ação de bactérias facultativas, presentes no lodo ativado, que retiram o oxigênio dos nitritos (NO2) e dos nitratos (NO3), com o intuito de sintetizar novo material celular. O processo conduz a formação de oxigênio e nitrogênio, sendo este último eliminado na atmosfera.

 

Finalmente, do processo de desnitrificação, aproveita-se uma porcentagem do oxigênio utilizado na nitrificação para atender parte da Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO). Esse aproveitamento efetua-se através das bactérias desnitrificantes, permitindo economizar parte da energia utilizada para o fornecimento do oxigênio.

 

Desse processo resulta uma biomassa rica em flocos de lodo ativado, que será separada em um decantador.

 

O lodo sedimentado retorna ao Carroussel® e o sobrenadante, que já se constitui no efluente biologicamente tratado, abandona o decantador, sendo encaminhado ao corpo receptor, ou outros tratamentos/condicionamento, objetivando sua reutilização.

 

O sistema Carroussel® caracteriza-se por:

  • Possuir eficiência de remoção de DBO superior a 98%;

  • Promover a nitrificação e a desnitrificação em um mesmo tanque;

  • Não necessitar, normalmente, de decantação primária;

  • Ser pouco sensível a cargas de choque ou tóxicas;

  • Produzir um excesso de lodo com idade mínima de 20 dias, garantindo um bom grau de estabilização, facilitando o posterior desaguamento, não atraindo insetos ou gerando fortes odores ofensivos (fatores esses imprescindíveis em determinados tipos de indústrias).

(ver arquivo fotográfico)

   
   
 

Marca Registrada da Oxilprema Equipamentos para Saneamento Ltda.

Marca Registrada da Oxilprema Equipamentos para Saneamento Ltda.